28.10.06


Selo Nacional


O Selo Nacional será constituído por um círculo representando uma esfera celeste, igual ao que se acha no centro da Bandeira Nacional, tendo em volta as palavras República Federativa do Brasil, para a feitura do Selo Nacional observar-se-á o seguinte: I - Desenham-se 2 (duas) circunferências concêntricas, havendo entre os seus raios a proporção de 3 (três) para 4 (quatro); II - A colocação das estrelas, da faixa e da legenda Ordem e Progresso no círculo interior obedecerá às mesmas regras estabelecidas para a feitura da Bandeira Nacional; e III - As letras das palavras República Federativa do Brasil terão de altura um sexto do raio do círculo interior, e, de largura, um sétimo do mesmo raio.

Cultura, cultura, cultura! Olha só que bacana, o quanto nos acrescenta essa informação, instaladinha lá no site do Governo... Tirando o lero-lero, fala sério: selo é tão bacana, tão bonito. É uma das poucas coleções que acho interessantíssimas, que admiro. E escrito "República Federativa do Brasil", fica lindo, pomposo, importante, né?! "República", olha só que gostoso de pronunciar... "Fe-de-ra-ti-va": não é bonito, convenhamos. Mas é estilodo, isso é. "do Brasil". Ahh... um encanto! "do Brasil"! Eu! "do Brasil"! Nós! "do Brasil" - um tantão de coisas... Brasileira, patriota, nacionalista, nacional, republicana, brasileirinha. Realmente significativo, cá pra mim. Nao consigo desistir dessa pátria, aqui dentro do meu peito. Ela me toca, me comove, me fascina. Ser parte dela, traduz aqui pra mim, cavucadinho nos meus botões, uma grandeza que me prende. Onde eu não saberia não respeitar, desde os tempos do colégio. Segunda-feira, primeira aula, alunos de pé, som nas caixinhas das salas todas, e o Hino Nacional penetrando em tudo. Enquanto muitos, e muitos mesmo, achavam um porre, não queriam manter a postura, a mão no peito, ou as mãos retas-e-esticadas coladas na lateral, não queriam cantar, erravam tudo, e contavam os minutos para que o fim se instalasse, a aluna Melissa Casale estava encantada, de fato. Cantando (não queria errar uma palavra, o que era quase impossível...), posicionada, determinada em cumprir posto de civil nesta imensidão que é o Brasil. Quando acredito, eu levo as coisas realmente a sério. E ainda não consegui desacreditar no Brasil. Tenho respeito por tudo o que ele significa. Tenho respeito. Eu não perco essa mania de ser essa patriota emocionada... Vai entender? Desde pequena carrego comigo esse amor pelo País que nascí. Pelas raízes. Pela fortaleza que deveria representar em nossa vida a "República Federativa do Brasil". Mas se precisamos nos dar o respeito para sermos respeitados, o que é que está havendo? Porque tanta baderna, tanta nojeira? Quando será que vai cair a ficha? Quando não tivermos mais água, ar puro, quando o lixo não couber mais aqui dentro, quando a natureza não mais aguentar essa exploração descabida e inconsequente, quando a Amazônia for apenas um dado histórico? Por Deus. Enquanto cada um acreditar que não adianta "dar o exemplo" já que uma andorinha sozinha não faz verão, vai ficar difícil, de fato. Precisamos entender, de maneira urgente, que A UNIÃO, NÃO APENAS FAZ A FORÇA, MAS FAZ ACONTECER. A UNIÃO FAZ. FAZ. Precisamos fazer, mudar de atitude, plantar àrvores, reciclar direito nossos lixos, não desperdiçar, não deixar a torneira pingando por preguiça de ir lá dar uma apertadinha, votar consciente, ser um civil participativo - em casa e na Câmara dos Deputados. Na escola do filho e no trabalho. Na reunião do prédio e na Igreja. Precisamos urgentemente se colocar no lugar do outro, praticar a caridade não apenas como uma boa ação diária, mas como opção de vida. Precisamos acreditar que vai dar certo, não perder o otimismo, a crença, a esperança. Porque senão vai do que já está para pior. Sodoma e Gomorra? Fichinha. O que está acontecendo hoje, no Mundo, é muito pior. Precisamos, repito, de maneira urgente, mudar de atitude. Tranquilizo-o que não será fácil, mas a tentativa já faz milagres. Precisamos sonhar juntos. Tirar a poesia do papel e das telas de computador e colocá-las em prática. Porque é mesmo muito bonito receber mensagens construtivas, mas é muito feio deixá-las alí, intocadas, presas na ideologa nunca colocada em prática. Precisamos deixar de viver na boa intenção (e eu aqui, claro, me incluo), e passarmos a contribuir para esse nosso mundo tão precisado.

"Grande pátria desimportante, em nenhum instante eu vou te trair, não, não vou te trair..." Brasil - Cazuza



(extraído do site: http://www.brasil.gov.br/pais/simbolos_hinos/simb)