14.8.10


Hoje o Pe. Paulo Monteiro de Carvalho (http://perseveranza.blogspot.com), me fez refletir sobre PONTUALIDADE. Eu, infelizmente, tenho imensa dificuldade em respeitar horários, sempre tive. Nunca gostei de cobrança, pressão, e sempre deixei isso claro à todos. Na verdade ninguém gosta, é certo, mas algumas pessoas sabem lidar melhor com essas situações. Sempre disse: vão na frente, é melhor, não me apressem. Mesmo entendendo que todos querem sair juntos, fico tão tensa e agoniada em saber que tem pessoas me esperando que me esquivo com essa liberação. Já lí muitos livros que falam a respeito, especialmente os corporativos, mas as palavras do Pe. Paulo me chacoalharam. Ele coloca que A PONTUALIDADE É QUESTÃO DE VIRTUDE! Que não é "solamente" cultural, como muitos dizem. Que a pontualidade está lado a lado da virtude da ORDEM. "não é questão de cultura, nem questão de estilo, nem questão de modo de ser: é questão de defeito, de um defeito da personalidade". DEFEITO. Defeito, queridos. Para a garota aqui, escutar que possui um DEFEITO de personalidade, uma falta de VIRTUDE, ahhhh... calou lá no fundinho do meu ser. " se não somos pontuais faltamos a caridade com quem está nos esperando; complicamos a nossa vida tendo que espremer algumas tarefas do dia ou atrasando todas as outras;- andamos correndo de um lado para o outro apagando incêndio continuamente;- vivemos aflitos e afligimos os outros".



Pe. Paulo aponta as "Causas das nossas impontualidades":


NÃO SABER DIZER NÃO. Para ser pontual é precisar dizer “não” muitas vezes por dia. Dizer não para aquela olhada a mais no espelho, dizer aquela "bicada" a mais no jornal, dizer não para aquele “click” a mais no computador, dizer não para aquela conversa que está se alongando no telefone, etc, etc.

MOLEZA. A pessoa impontual, via de regra é uma pessoa mole: de caráter (não sabe dizer “não”) e/ou mole fisicamente, isto é, faz as coisas lentamente. Para sermos mais pontuais precisamos lutar para sermos mais rápidos, mais ágeis nas coisas. E sempre se pode melhorar neste aspecto.


NÃO PREVER AS COISAS COM ANTECEDÊNCIA. Não pensa com antecedência o que precisará levar para a escola, para o trabalho, para uma viagem e se atrasa recolhendo-as de última hora. Não pensa com cuidado no tempo que vai levar para chegar no destino, no tempo que vai levar para fazer um trabalho, etc. E, normalmente, não pensa com antecedência quem é avoado e quem é preguiçoso. Mas todos podemos ser menos avoados e menos preguiçosos.


Não nos enganemos: a impontualidade não é um “estilo de vida”.


Que bom seria se todos nós nos esforçássemos para ser mais pontuais. Que paz sentiremos, que alegria daremos aos outros, que eficácia teremos!


Enfim, entedi o porque sou impontual: além de ser MOLE, tenho uma imennnnnnnsa DIFICULDADE EM DIZER NÃO.



A partir de hoje (14/08/2010 - aniversário da Tatinha amada... s2), vou me ESFORÇAR de coração sincero em adquirir esta virtude tão nobre. Meus amigos ainda dirão: como a Mel é pontual! UAU!



Beijocas à todos"