14.10.09


O filtro triplo


Um dia Sócrates encontrou um conhecido, que lhe disse:
- Sabe o que ouvi dizer sobre o seu amigo?
- Espere um minuto, replicou. Antes que me diga qualquer coisa sobre o meu amigo, quero que me responda a um pequeno teste que eu chamo de exame do Filtro Triplo.
- Filtro Triplo? – questionou o outro.
- Correto, continuou. Antes que me diga qualquer coisa sobre o meu amigo, pode ser uma boa ideia filtrar 3 vezes, o que vai me dizer. O primeiro é o Filtro da Verdade. Está absolutamente seguro, de que o que me vai dizer é certo?
- Não - disse o homem - realmente só ouvi falar sobre isso e…
- Bem, então você não sabe se é verdade ou não. Permita-me então aplicar o segundo filtro, o Filtro da Bondade. O que me vai dizer sobre o meu amigo é algo de bom para ele?
- Não, pelo contrário…
- Então, vai dizer algo de mau para ele, no entanto não está certo de que seja verdade. Mesmo que eu o quisesse ouvir agora, ainda não podia, pois falta um filtro, o Filtro da Utilidade. Vai me servir de algo saber o que vai dizer sobre o meu amigo?
- Não, na verdade não.
- Bem, se o que deseja dizer não é certo, nem bom, e tão pouco me será útil, porque iria eu querer saber?